terça-feira, 13 de março de 2012

Bases do ADN podem ter sido criadas fora da Terra

Investigadores da NASA encontraram alguns blocos de DNA em meteoritos, levantando-se a hipótese que a molécula que transporta as instruções genéticas para a vida, o ADN, foi provavelmente criado fora da Terra.

 A pesquisa vem apoiar a teoria de que um "kit" de peças já feitas de ADN,  criadas no espaço, depositadas na Terra através da queda de meteoritos e cometas que colidiram com o nosso planeta, cujo resultado foi a origem de vida no nosso planeta.
Na realidade, esta teoria não é novidade pois vários cientistas designados de exobiólogos têm já descoberto componentes de DNA em meteoritos desde 1960 e pesquisado se realmente são criados no espaço ou o resultado de contaminação pela vida terrestre.
Esta noticia revela dados novos, pelo facto dos compostos orgânicos encontrados serem mais completos e por isso mais difíceis de serem criados por contaminação na Terra, apresentando a NASA três linhas de evidência:
 - Foram encontrados os aminoácidos hipoxantina e xantina nas amostras do cometa Wild 2 de Stardust da NASA, e em vários meteoritos ricos em carbono.
 - Nesta pesquisa foram agora encontrados dois nucleótidos análogos da adenina e da guanina, que são componentes do DNA e pertencem à classe das purinas. O interessante é que a molécula de ADN, na sua forma espiral que lhe é característica,  as purinas não se ligam entre eles, mas sim a outros dois que lhe são complementares na cadeia de ADN, que é a adenina e a citosina que são pirimidinas e portanto foram encontradas peças que perfazem metade da “escada” do ADN .Os aminoácidos Hipoxantina e xantina não são encontrados juntos ao ADN, como é o caso das histonas, no entanto na vida, tal como se conhece na Terra, são utilizados noutros processos biológicos.A descoberta de moléculas semelhantes aos nucleótidos presentes no ADN, catalogadas como 2,6-diaminopurina, e 6,8 diaminopurina, raramente surgem na biologia terrestre conhecida, ou seja há apenas um organismo conhecido que contém a primeira, o vírus Cianófago S-2L .
- A química tem vindo a dar respostas de que o interior dos asteroides e cometas é capaz de fazer blocos de construção essenciais de ADN, desde que possuam os elementos químicos necessários. Investigadores da NASA conseguiram criar um conjunto idêntico de nucleótidos e nucleótidos análogos em reações não-biológicas, eminentemente químicas utilizando cianeto de hidrogénio, amónia e água.

Sem comentários:

Enviar um comentário